Cada vez mais a humanidade busca maneiras de gastar menos energia ou aproveitar energias naturais renováveis para a iluminação externa.Desde dispositivos que usam a energia solar, dispositivos que usam gás oriundo da decomposição do lixo, lâmpadas de baixo consumo, energia do vento enfim, novas maneiras de iluminar áreas externas e internas de forma sustentável.
Com essa premissa, os designers Holandeses Gionata Gatto e Mike Thompson do Studio Atùppertù se inspiraram nos animais marinhos para criar as "Garrafas azuis bio-iluminadas" que usam o efeito da bio-luminiscência (emissão de luz de origem química gerada por seres vivos) para gerar uma luz totalmente sustentável.
O processo imita o vagalume e outros seres marinhos que geram luz a partir de reações químicas porém o sistema desenvolvido pelos designers não gera luz mas acumula a luz do dia para ser usada à noite.O sistema só precisa de meia hora "de carga" com luz do dia ou mesmo uma luz incadescente tradicional para funcionar por 8 horas com uma luz azulada, relaxante e muito bonita.
Ideal para jardins e áreas externas que não necessitam de luzes muito fortes, o sistema é composto por uma garrafa de vidro do tipo MURANO, com uma grade externa de metal e cheia de um gel especial composto por pigmentos químicos que guardam a luz do dia.
Segundo seus criadores, o composto químico dura quase 2 anos e é facilmente trocado por um refil novo sem quase nenhum trabalho.Basta esvaziar a garrafa, lavá-la com água, esperar secar e enchê-la novamente com o líquido do refil.
O produto já está no mercado Holandês e deve começar a ser vendido em outros países da Europa ainda neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário