domingo, 26 de junho de 2011

Agora a luz pode ser reciclada

http://tecnisaideias.com.br/referencia-agora-a-luz-pode-ser-reciclada--2000


Cada vez mais a humanidade busca maneiras de gastar menos energia ou aproveitar energias naturais renováveis para a iluminação externa.Desde dispositivos que usam a energia solar, dispositivos que usam gás oriundo da decomposição do lixo, lâmpadas de baixo consumo, energia do vento enfim, novas maneiras de iluminar áreas externas e internas de forma sustentável.

Com essa premissa, os designers Holandeses Gionata Gatto e Mike Thompson do Studio Atùppertù se inspiraram nos animais marinhos para criar as "Garrafas azuis bio-iluminadas" que usam o efeito da bio-luminiscência (emissão de luz de origem química gerada por seres vivos) para gerar uma luz totalmente sustentável.

O processo imita o vagalume e outros seres marinhos que geram luz a partir de reações químicas porém o sistema desenvolvido pelos designers não gera luz mas acumula a luz do dia para ser usada à noite.O sistema só precisa de meia hora "de carga" com luz do dia ou mesmo uma luz incadescente tradicional para funcionar por 8 horas com uma luz azulada, relaxante e muito bonita.

Ideal para jardins e áreas externas que não necessitam de luzes muito fortes, o sistema é composto por uma garrafa de vidro do tipo MURANO, com uma grade externa de metal e cheia de um gel especial composto por pigmentos químicos que guardam a luz do dia.

Segundo seus criadores, o composto químico dura quase 2 anos e é facilmente trocado por um refil novo sem quase nenhum trabalho.Basta esvaziar a garrafa, lavá-la com água, esperar secar e enchê-la novamente com o líquido do refil.

O produto já está no mercado Holandês e deve começar a ser vendido em outros países da Europa ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...